Mudando o pensamento | Zero Waste | Pegada Ecologica

Eu quero mudar , eu preciso de mudar !

Nesta minha busca para o meu verdadeiro "eu" muitas coisas estão a mudar na minha vida , tanto a minha maneira de ser , como a minha maneira de estar , como o meu estilo , os meus gostos musicais , os meus gostos pessoais , tudo está a mudar aos poucos .

Estão a ver aquela sensação de vocês não se sentirem bem convosco próprios ? De não gostarem do vosso eu , daquilo que passam ?

Pois bem esta mudança começou à praticamente um ano e pouco atrás e vai por ai fora.

Eu adoro o estilo hippie , adoro essas vibes boho , mas também adoro ser girly , mais grunge , sou um mix de tudo um pouco digamos assim .

E sem querer nesta minha pesquisa encontrei no youtube vídeos sobre Zero Waste , basicamente desperdício zero , onde as pessoas vivem totalmente livres de plásticos , papel, vivem uma vida mais saudavel , ajudam o planeta com este estilo de vida.
É basicamente viver sem produzir lixo , viver com apenas e basicamente 5 regras .


Recusar | Reduzir | Reutilizar | Reciclar | Decompor 

(se vocês depois quiserem que vos explique melhor e com mais informação este tema do Zero Waste digam me que farei um post dedicado a ele ) 


E isso fez me pensar na minha vida , Será que preciso realmente de tudo o que uso ? Será que preciso de estar constantemente a comprar , por exemplo , todos os meses produtos de maquilhagem que no final irei gastar ao fim do ano imenso dinheiro com isso e talvez metade desses produtos nem os use mais pois alguns deles até foram comprados por impulso.
Será que preciso de ir às lojas locais e ter de trazer uns quantos sacos de plástico para trazer as minhas compras quando poderia usar um saco de pano e reutilizá-lo as vezes necessarias ?

Essas são apenas algumas das questões que me pergunto a mim mesma e por isso mesmo eu própria quero mudar a minha pegada ecológica , 

Marina vais aderir ao Zero Waste ? Vais mudar completamente a tua vida e deixar de usar e comprar coisas que contenham plástico e assim ? 

Não estou a dizer isso , mas vou mudar algumas coisas que faço no meu dia a dia que podem ajudar a reduzir a minha pegada ecológica , como por exemplo pensar duas vezes antes de comprar realmente um produto , usar mais os recursos naturais , como por exemplo , quando estiver em casa em vez de ter a luz acesa abrir a janela e deixar o sol entrar em vez de gastar iluminação , aproveitar potes de vidro onde vem as salsichas , o grão , café e usá-los para colocar outros alimentos ou mesmo como decoração e algumas outras coisas.

Claro que com isto eu não estou a dizer que mude radicalmente , que nunca mais irei usar plástico , que deixarei de comprar maquilhagem ou outros produtos de beleza . O que eu digo é que vou pensar duas vezes antes de o fazer , vou procurar receitas caseiras de beleza por exemplo, ir à loja com o meu saco de pano em vez de trazer sacos de plástico.

Passito a Passito nós mudamos um pouco , e ajudamos a melhorar tanto o ambiente , tanto o nosso planeta como a nós próprios , à nossa saúde e à nossa carteira.


E vocês docinhos também ajudam um pouco o meio ambiente ? Reciclam ? Reaproveitam ?
Já conheciam este estilo de vida Zero Waste ?

Comentários

  1. Eu reciclo sempre mas este é um assunto que me interessa imenso! Ia adorar que partilhasses mais sobre o assunto <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom minha linda , irei partilhar sim , obrigada docinho !
      Beijinhos ♡

      Eliminar
  2. oieee
    adorei seu texto
    eu penso exatamente como você
    "será que eu preciso disso?" "vale a pena gastar dinheiro com aquilo?" "será que eu vou usar?"
    precisamos ser mais econômicos e gastar dinheiro com coisas que precisamos ou vai acrescentar algo na nossa vida. Mas, precisamos resistir ao consumismo hehehe infelizmente não posso sai comprando tudo que eu gosto.
    Eu reaproveito muita coisa, no youtube existem vários vídeos de coisas que você pode reciclar e virar um lindo arranjo de mesa, um lindo enfeite de casa. Nada vai pro lixo, se você souber reutilizar. Adoro recriar.
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá , muito obrigada docinho !
      Verdade , se nós nos controlássemos mais quando estamos a comprar iriamos ver que realmente não precisamos de tudo o que temos .
      O que está na moda é reutilizar , fazer do lixo luxo :)
      Beijinhos ♡

      Eliminar
  3. Eu ajudo não comendo animais. A pecuária é a maior responsável pela emissão de gases, ultrapassando outras indústrias e todos os tipos de transporte. Tens de ver o Cowspiracy :)
    De resto procuro não usar plásticos, mas muitas vezes é complicado por quase tudo ser embalado hoje em dia :\
    Não uso maquilhagem, mas como tu referiste sobre isso existe maquilhagem ecológica. Há no Círculo Bio, mas é mais cara em relação à convencional. Também há tutoriais como fazer maquilhagem e conseguir aproveitar restos de maquilhagem para não haver desperdício. Tenta procurar por isso no Top Knot :3

    Beijinho e desculpa o testamento u.u

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não fazia ideia :o
      sim é verdade a maior parte das coisas hoje em dia é tudo de plástico , eu fui à minha despensa e reparei na quantidade de plástico que lá tenho , inacreditavel , olho para o quarto o mesmo...céus tanto plástico que temos em casa e nem nos damos conta !
      Só ontem descobri o Circulo Bio e confesso APAIXONEI ME , tem tudo o que queria e sim a maquilhagem é mais cara mas sem duvida que deve valer a pena !
      irei procurar sim linda !

      Beijinhos princesa , e eu amooo os teus testamentos ihih

      Eliminar
  4. Eu tive essa sensação à 2 anos e 8 meses. Deixei quase tudo para trás e comecei quase do zero. Tornei-me vegetariana e comecei-me a preocupar mais com o ambiente e com os gastos. Parecendo que não não conhecia, mas pelos vistos já fazia de forma involuntária.
    Faz bem mudar para aquilo que nos sentimos bem <3

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com aquilo que tu fazes já ajudas imenso , pequenos passos fazem o mundo mudar :)
      Beijinhos ♡

      Eliminar
  5. Adoramos o texto!
    E nós reciclamos sempre!
    Segui mos o teu blog <3
    Beijinhos ;*
    http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada meus docinhos !!!
      sejam muito bem vindas :)
      Beijinhos ♡

      Eliminar
  6. Algumas coisas "básicas" também tento sempre fazer
    Mas viver completamente sem plástico e papel ainda me parece um caminho muito longo a percorrer, pelo menos para mim.

    Beijinhos,
    Cláudia
    The Pink Book of Style | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso já é ótimo , com pouca coisa já podemos ajudar :)
      sim até isso acontecer é um longo caminho , há milhentas coisas que usamos em plástico , infelizmente...
      Beijinhos ♡

      Eliminar
  7. adorei este post marina! curiosamente também ando muito por dentro deste lifestyle e acho que todos devíamos viver com o menor desperdício possível. Estou a tentar fazer o mesmo que tu: tentar usar o mínimo de sacos e pensar duas vezes antes de comprar um certo artigo

    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada meu docinho !
      não custa nada e é melhor até para nós que conseguimos economizar :)
      Beijinhos ♡

      Eliminar
  8. Eu tento ajudar o nosso planeta, guardando os sacos de plástico optando por casos mais resistentes.
    Reduzi na carne. Antes por exemplo fazia meio kilo de carne picada com esparguete, atualmente uso menos carne mas acrescento pimentos. Na questão do atum, em vez de usar duas latas uso uma numa refeição e por ai. Pode ser pouco, mas se todos fizermos algo por muito pequeno que seja , o mundo será melhor.
    Poupar luz, prefiro abrir a portada e isso :)
    em suma, gostei do teu post e foi um bom tema a ser abordado
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso já é um ótimo começo , é um excelente avanço e parecendo que não já ajudas imenso o planeta !
      Poupar na luz é ainda melhor !
      que bom princesa , parabens !
      e obrigada linda :)

      Beijinhos ♡

      Eliminar
  9. Ia adorar que partilhases mais sobre este tema.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Já tinha ouvido falar do conceito zero waste e gosto do conceito, mas sendo realista, acho que não conseguiria aderir a 100%. Para isso teria que ser habituada desde que nasci a esse estilo de vida. Mas estou como tu, também gostava de melhorar a minha pegada ecológica e fazer mais. Como moro com os meus pais é mais complicado, pois muitas destas ideologias eles simplesmente ignoram, mas espero poder fazer mais no futuro. :)
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro esse estilo de vida mas praticá-lo eu sei que não vou conseguir , mas reduzir a pegada ecologica isso vou , com pequenas coisas podemos ajudar bastante :)
      Beijinhos ♡

      Eliminar
  11. Que texto legal, adorei mesmo, pois me identifico com muito do que aqui relatas.
    Não conhecia esse "movimento" Zero Waste, mas em relação as 5 regras básicas desse modo de vida, eu já faço 4 desses básicos, desde "gaiata" (há uns 14 anos), mas sei que ainda falta algum tempo para evoluir mais para me sentir e ser totalmente ecológica.
    Como seria tão bom que a sociedade implementasse esses básicos nas suas vidas e no seu quotidiano, o mundo agradeceria e todos viveríamos mais saudáveis, mais leves, menos poluídos e bem mais alegres e felizes :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que bom docinho ! fico muito feliz !
      é mesmo , se todos fizessemos um pouco disso para ajudar o planeta as coisas iriam ser tão diferentes :)
      Beijinhos ♡

      Eliminar
  12. Eu também tento sempre ao máximo reciclar, e acho que até corre bem ^^ Força nisso!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  13. Cá em casa fazemos a separação dos lixos para posterior reciclagem e tentamos usar sempre aqueles sacos que pano que ficam numa bolinha e nem ocupam espaço. Mas por vezes, temos mesmo de comprar um saco...
    Uma coisa que faço para evitar fazer mais lixo, é comprar as bolachas nos pacotes normais e depois colocar em pequenas caixas para transportar em vez de comprar já embaladas individualmente! Normalmente também sai mais barato :p

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim são os melhores sacos , não ocupam espaço mesmo nenhum :)
      Isso é otimo docinho tanto faz bem ao ambiente como à nossa carteira :)
      Beijinhos ♡

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares